domingo, 4 de dezembro de 2011

RESPONSABILIDADE NO PROCESSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Em diferentes setores a preocupação com a segurança no local é crescente.
As empresas acompanham e definem estratégias padronizadas para assegurar melhores condições dos trabalhadores em todos os processos.
em um mercado cada vez mais globalizado, as informações são fundamentais para evitar possiveis incidentes. Trabalhos de conscientização não é tão simples assim. Para ser eficaz a campanha precisa ser constante ou seja de forma continua, bem estruturada e envolver todos os funcionarios desde o setor operacional até gestores e diretores.
A segurança do trabalho deve estar entre as grandes precupações dos gestores. São eles os responsavéis pelos treinamentos, monitoramento e disseminação da cultura e dos padrões de segurança. Pois, os gestores acompanham a pratica diária das atividades destes trabalhadores e tem como identificar os principais pontos que precisam de maior atenção. No entanto, o sucesso dos programas internos de segurança também depende do comprometimento do nível gerenial.
Entendendo que todo e qualquer acidente de trabalho pode ser evitado, companha de conscientização podem combinar cominicação interna, ações de Recursos Humanos e do Departamento de Segurança do Trabalho.
Campanhas bem estruturadas, procedimentos corretos dentro das normas regulamentadoras, gerentes comprometidos e trabalhadores conscientes e motivados, envolvidos nesta causas são a principal receita para evitar todo e qualquer incidente no ambiente de trabalho.

Autor: Karini Schutz
Tec Segurança do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário