quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A evolução conceito segurança do trabalho




                Desde a era da pré-história o homem preocupa-se com segurança. A procura por um lugar seguro para viver. Métodos de caça e proteção contra ataques de animais.
Até acontecer a revolução industrial o trabalho era predominante era o trabalho de escravos e as fabricas artesanais. Nesta época não existe preocupação com as condições de trabalho.
Com a Revolução Industrial e o surgimento das primeiras fábricas/máquinas proporciona uma produção em escala e competitividade no mercado, mas os trabalhos eram muito repetitivos o que elevaram a um crescente numero de acidentes, pois aliados a estes fatores os ambientes de trabalho haviam ruídos provocados pelas precárias máquinas, altas temperaturas devido à falta de ventilação, iluminação deficiente, o que contribuíram para aumentar o índice de acidentes.
Algumas tentativas foram realizadas para tentar controlar os acidentes e as doenças ocupacionais, com esforços ao estudo das doenças, das condições ambientais, as instalações e equipamentos.
Após a 1ª Guerra Mundial algumas melhorias aconteceram,  mas somente com os  acontecimentos pós 2ª Guerra Mundial é que a questão de segurança tiveram mais importância, com os movimentos prevencionistas, onde perceberam que a capacidade industrial é adquirida com maior numero de trabalhadores em produção ativa.
A partir deste momento as questões de higiene e segurança tornam-se importantes no processo produtivo e desde então até os dias atuais tivemos muitos fatos que contribuíram para o desenvolvimento, da segurança no trabalho, através de normas e portarias, onde orientam o empregador e o empregado a melhor maneira de minimizar os riscos ou aprender a conviver com eles em segurança, preservando assim a integridade física do trabalhador proporcionando melhor qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.


Autor: Karini Schutz


Nenhum comentário:

Postar um comentário