quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ergonomia no ambiente de Trabalho

As condições de trabalho envolvem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.

A empresa deve realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições de trabalho ás características dos empregados e á natureza do trabalho a ser executado.

Trabalho em pé: bancada de trabalho deve estar na estatura do empregado, de modo que o mesmo não precise curvar-se para executar o trabalho. Os objetos e ferramentas devem estar de fácil alcance ao empregado. Os comandos dos equipamentos devem estar posicionados em nível mais baixo que os ombros.

Trabalho sentado: a mesa o e os painéis devem ser proporcionar ao empregado em condições de boa postura, visualização e operação. Caso o trabalho necessite da utilização dos pés  os pedais e demais comandos devem ter posicionamentos e dimensões que possibilite fácil alcance e ângulos adequados para o corpo.

O ideal é que o empregado possa alternar o trabalho em pé com o trabalho sentado ou, quando isto não for possível  a empresa deve disponibilizar assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados pelos empregados durante as pausas.

A jornada de trabalho do empregado não pode ser excessiva  para evitar a fadiga, sendo preferível que não realize horas extraordinárias, e, se estas forem trabalhadas, que não excedam ao limite de 2 horas por dia, conforme art.59 da CLT.

Dica: a postura mais adequada para execução de uma determinada tarefa é aquela em que o empregado sinta-se mais confortável possível  Isso lhe trara um rendimento maior no trabalho e menor desgaste de energia, isto é, o seu cansaço será menor. Essa postura correta, implicará em alguns benefícios,  tais como: redução no risco acidentes do trabalho e menor possibilidade de adquirir uma doença profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário