terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dicas para usar o celular com segurança

Segundo pesquisas recentes, a média é de dois celulares por pessoa, isso é um numero muito alto. Talvez o raro é encontrar alguém que não se rendeu as facilidades da vida moderna, uma comunicação cada vez mais facilitada em nossas vidas.

Mas como em tudo, o que fazemos devemos prestar a atenção no uso correto e seguro dessas facilidades que a vida moderna nos proporciona como por exemplo o uso dos celulares.

Vejamos então as principais dicas para o uso seguro deste aparelho:1- Se estiver dirigindo, não uso o celular, pois você poderá se distrair e causar um acidente.2- Ao viajar de avião, deslique o elular enquanto estiver dentro da aeronave.3- Não ultilize o celular em postos de combustiveis ou em depositos GLP.4- Se a bateria não estiver mais fucnionando, leve ate uma das lojas que vende celulres para o descarte correto 5- Em geral, na construção civil, é proibido o uso de celulares. Caso, você tenha duvidas quanto a isso procure falar com o técnico de segurança ou o seu supervisor.

O perigo de uso de celular em atividades não condizentes com os serviços. 
Os profissionais de segurança devem analisar os riscos de uso de celulares em áreas não apropriadas para sua utilização. Imagina em um canteiro de obras,  em que todos os trabalhadores utilizam celulares durante as atividades, alguns trabalhadores trabalhando em áreas de riscos, outros necessitando de concentração, o celular toca o trabalhador atende e quando retorna ao trabalho sofre um acidente ou provoca um acidente com a máquina, por falta de atenção ou cuidado.

Quando a pessoa atende a chamada telefônica, ela fica alheia à situação do risco do local e continua falando apesar do perigo, existente no local. A mente entra em stand-by em relação ao perigo e processa as informações da conversação telefônica.

Fatores cognitivos – destaca as alterações de atenção causadas pela simples tarefa de elaboração e compreensão das frases, audição do que é falado e do toque do telefone, além do aspecto motor da fala que alteram comprovadamente a atividade cerebral quando realizadas em conjunto com outras tarefas complexas, como dirigir, trabalhar.

A distração que resulta de conversas telefônicas é muito influenciada pela natureza da própria conversa, particularmente quando essa conversa demanda atenção. Uma conversa de negócios intensa pode distrair o motorista a ponto de o mesmo ignorar os potenciais sinais de perigo no trânsito.

Atenção no que está fazendo, é a principal maneira de evitar um acidente , a você e a seus colegas!
Pense nisso!!

Fonte de consulta :
http://zonaderisco.blogspot.com.br/2010/09/acidente-de-trabalho-causado-por.html 



Nenhum comentário:

Postar um comentário