segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Questões de provas concurso- respostas comentadas

Conhecimentos específicos

11) A higiene do trabalho protege o trabalhador dos riscos ambientais de forma preventiva. Com relação ao ruído, que é um tipo de risco físico, as medidas preventivas aplicadas no níveis como fonte de emissão, trajetória e corpo do trabalhador são respectivamente :
a) isolamento acústico do equipamento barulhento aumento da distância entre o trabalhador e o equipamento, uso de EPI ( Equipamento de Proteção Individual)
b) isolamento acústico do equipamento barulhento, uso de EPI, higiene pessoal
c) aumento da distância entre o trabalhador e o equipamento, anteparos usados nas oficinas de soldagem, disciplina rigorosa no trabalho.
d)disciplina rigorosa no trabalho, anteparos usados as oficinas de soldagem, ventilação exaustora.
e) uso EPI, uso EPC ( Equipamento de Proteção Individual), higiene pessoal.


RESPOSTA LETRA :A

EMISSÃO                    TRAJETÓRIA     CORPO
isolamento acústico        distância                EPI


12) A higiene do trabalho protege o trabalhador dos riscos ambientais, tais como: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Corresponde aos riscos físicos:
a) temperatura, radiação, iluminação e postura.
b) temperatura, pressão, calor e postura.
c) iluminação, ventilação, temperatura, e ruído.
d) microrganismos, bactérias, vírus e solvente
e) vibração, radiação, pressão e barulho.

RESPOSTA :LETRA C
FÍSICOS : iluminação, ventilação, temperatura e ruído.





13) As radiações não ionizantes apresentam interesse do ponto de vista da higiene ocupacional porque os seus efeitos sobre a saúde das pessoas são importantes, sendo que exposições sem controle podem levar á ocorrência de lesões e doenças. Representam medidas de proteção á exposição de radiação não ionizante, EXCETO.
a) usar EPI, principalmente , no caso de incidência das radiações ultravioleta, infravermelho e raio laser.
b) tomar alguns cuidados para evitar fugas de radiação no caso de equipamentos de micro-ondas e chaves de fuga
c)revestir os fornos ou fornalhas com chapa metálicas polidas ou pinturas com tinta de alumínio no caso de infravermelho.
d) observar o tempo de exposição e fazer exames médicos todo mês.
e) fazer treinamento para uso de equipamento de segurança e para procedimento de tarefas.

RESPOSTA :LETRA D
O ideal é mesurar  o tempo de exposição do trabalhador a radiação e realizar exames periódicos para verificar se existe alteração na saúde do trabalhador devido a exposição em seu ambiente de trabalho.

14) De acordo com a NR18(Condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção), todo os empregados devem receber treinamento admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança.
Com relação ao treinamento admissional, a NR18 NÃO estabelece que:
a) deve ter carga horária mínima de 6(seis) horas, ser ministrado dentro do horário de trabalho, antes do trabalhador iniciar suas atividades.
b) deve conter informações sobre as condições e o meio ambiente de trabalho.
c) deve conter informações do grau de risco físico e químico.
d) deve conter informações sobre os EPC, existentes no canteiro de obra.

RESPOSTA :LETRA C

18.28. Treinamento
 18.28.1. Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança. (118.550-0 / I2)
 18.28.2. O treinamento admissional deve ter carga horária mínima de 6 (seis) horas, ser ministrado dentro do horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades, constando de:
a) informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho; (118.551-9 / I2)
b) riscos inerentes a sua função; (118.552-7 / I2)
c) uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI; (118.553-5 / I2)
d) informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC, existentes no canteiro de obra. (118.554-3 / I2)



15) Segundo n NR20, líquido combustível é aquele que possui ponto de fulgor igual ou superior a 70°C e inferior a 93,3°C e liquido inflamável é aquele que possui ponto de fulgor inferior a 70°C e pressão de vapor que não exceda 2,8kg/cm² absoluta a 37,7°C. Essas propriedades levam a uma preocupação com o armazenamento, transporte e manuseio desses materiais. A respeito do armazenamento de líquido combustível e inflamável, considere as afirmativas abaixo:

I-Os tanques de armazenamento de líquidos combustíveis devem ser construídos de aço ou de concreto, a menos que o liquido requeira material especial, segundo normas técnicas oficiais regente ni país.
II- A distância entre dois tanques de armazenamento de líquidos combustíveis deve ser de no minimo 2 (dois) metros
III- Todos os tanques de superfície deverão ter dispositivos que liberem pressões internas excessivas á fonte de calor.
IV- Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis deverão ser equipados com respiradouros de pressão e vácuo ou corta-chamas.

Estão corretas as afirmativas:
(A) I  , II apenas
(B) III e IV, apenas
(C) I, II e IV, apenas
(D) I,,III e IV, apenas
(E) I, II, III, e IV.

RESPOSTA : LETRA D
CONFIRA NR20
I)20.2.2 Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis serão constituídos de aço ou concreto, a menos que a característica do líquido requeira material especial, segundo normas técnicas oficiais vigentes no País.
II) 20.1.4 A distância entre 2 (dois) tanques de armazenamento de líquidos combustíveis não deverá ser inferior a 1,00m (um metro).
III) 20.1.6 Todos os tanques de superfície deverão ter dispositivos que liberem pressões internas excessivas, causadas pela exposição à fonte de calor.
IV)20.2.3 Todos os tanques de superfície usados para armazenamento de líquidos inflamáveis ou equipados com respiradouros de emergência


16) A respeito de manutenção de máquinas e operação de máquinas e equipamentos, a legislação estabelece que:
a) os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeção devem ser executados com as máquinas em funcionamento
b) a manutenção e inspeção devem ser executadas pelo operador responsável
c) os operadores podem se afastar das áreas de controle das máquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento
d) nas áreas de trabalho com máquinas e equipamentos deve permanecer somente o operador
e) nas paradas temporárias ou prolongadas, os operadores devem colocar os controles em posição neutra e acionar  os freios, com o objetivo de eliminar riscos provenientes de deslocamentos.

RESPOSTA : LETRA E
Conforme NR 20
12.113. A manutenção, inspeção, reparos, limpeza, ajuste e outras intervenções que se fizerem necessárias devem ser executadas por profissionais capacitados, qualificados ou legalmente habilitados, formalmente autorizados pelo empregador, com as máquinas e equipamentos parados e adoção dos seguintes procedimentos:


17) Fazem parte das etapas do desenvolvimento do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
a) antecipação e reconhecimentos dos riscos
b) avaliação dos riscos e remediação dos acidentes
c) controle dos riscos e remediação dos acidentes
d) elaboração do mapa de riscos e planejamento mensal.
e) elaboração do mapa de riscos e reconhecimento dos riscos.

RESPOSTA : LETRA A
CONFORME NR 09
9.3 Do desenvolvimento do PPRA. 
9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: 
a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;  
b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;  
c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;  
d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;  
e) monitoramento da exposição aos riscos;  
f) registro e divulgação dos dados.


18) Pensando no higiene e segurança do trabalho, as empresas adotaram o uso da CIPA( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem como objetivo prevenir doenças e acidentes de trabalho, controlando os riscos presentes . NÃO se encaixa nas atribuições da CIPA:
a) identificar os riscos do processo de trabalho e elabora mapa de risco com a participação de maior numero de trabalhadores, com assessoria do SESMT (Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), onde houver.
b) promover , anualmente, em conjunto com a PPRA, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho.
c) elaborar plano de trabalho que possibilite  a ação preventiva da solução de problema de segurança e saúde no trabalho.
d) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
e) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e nas condições de trabalho.


RESPOSTA : LETRA B
CONFIRA NR 5
DAS ATRIBUIÇÕES 5.16
a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;
b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;


19) Para a ocorrência do fogo é necessária a presença de combustível  de comburente (O²) e de fonte de ignição. È o chamado triângulo do fogo. O curso de combate a incêndio é realizado em muitas empresas, pois pode-se evitar um incêndio se o fogo for controlado. O procedimento que NÃO se aplica aos combate ao fogo é:
a) acionar o sistema de alarme
b) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros
c) desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais .
d) atacar o fogo com extintor de CO² para combater incêndios das classes B e C.
e) atacar o fogo pelo método abafamento, que elimina o oxigênio, principal método de extinção de incêndio.



RESPOSTA : LETRA E



20) O trabalhador que atua no interior de uma câmara de trabalho sob ar comprimido, a uma pressão de trabalho de 3,0kgf/cm², tem período de trabalho máximo de :
a) 4 horas
b) 5 horas
c) 6 horas
d) 7 horas
e) 8 horas

RESPOSTA : LETRA A
CONFIRA NR 15

1.3.4 A duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2; a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2; e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2


21) Segundo a NR24, as áreas distintas as sanitários deverão atender as dimensões mínimas essenciais, passíveis de perícia pelo órgão regional competente de Segurança e Medicina no Trabalho. A metragem de cada sanitário, por número de operários ativos, considera satisfatória, é de :
a) 1m² para cada 20 operários
b) 1m² para cada 30 operários
c) 1,5m² para cada 50 operários
d) 2m²para cada 50 operários
e) 2m² para cada 60 operários.

RESPOSTA : LETRA A

CONFIRA NR 24 
24.1.2 As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais. O órgão regional competente em Segurança e Medicina do Trabalho poderá, à vista de perícia local, exigir alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.


22) A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado aos risco, em prefeito estado de conservação e funcionamento, na seguinte circunstância:
a) unicamente em situação de alto risco
b) mediante desconto do salário do empregado
c) uma unica vez, desobrigando-se de substituição
d) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas
e) sempre que as medidas de ordem geral oferecerem proteção contra riscos.

RESPOSTA : LETRA D
CONFIRA NR 06

6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
 b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
c) para atender a situações de emergência.



23) O Artigo 2° da Lei 8.212, de 24/07/1991, diz que a Saúde é direito de todos e dever do Estado. As atividades de saúde são relevância pública e sua organização obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:
I- provimento das ações e serviços através de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único;
II- atendimento integral e restrito, com prioridade para as atividades corretivas;
III- participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde;
IV- participação da inciativa privada na assistência a saúde, obedecidos ps preceitos constitucionais.
Esta correto APENAS os que se enuncia em:
a) I e III
b) I e IV
c) II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV

RESPOSTA : LETRA D



DA SAÚDE
Art. 2º A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Parágrafo único. As atividades de saúde são de relevância pública e sua organização obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes: 
a) acesso universal e igualitário;
b) provimento das ações e serviços através de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único;
c) descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
d) atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas;
e) participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde;
f) participação da iniciativa privada na assistência à saúde, obedecidos os preceitos constitucionais.


FONTE : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8212cons.htm


24) O técnico de Segurança do Trabalho de uma empresa indicou ao pintor da empresa que a sinalização de segurança de um determinado local seria feita de laranja. De acordo com a NR 26, qual dos locais abaixo deve ser pintado dessa cor?
a) Canalização de vácuo
b) canalização contendo ácidos
c) Caixa contendo máscaras contra gases
d) Passarelas e corredores de circulação
e) Paredes de fundo de corredores sem saída

RESPOSTA : LETRA B
NR 26
canalização em vácuo - cinza claro
canalização contendo ácidos - laranja
caixa contendo máscaras contra gases - verde
passarelas e corredores de circulação - branco
paredes de fundo de corredores sem saída- amarelo

25) Compete aos profissionais integrantes do SESMT , segundo NR4,
a) promover a realização de atividade de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
b) registrar, a cada dois anos, os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade.
c) manter permanente relacionamento de supervisão e comando em relação a CIPA, além de treiná-la, conforme NR06.
d) exercer as atividades prevencionistas, sendo proibido ao SESMT executar atendimento de emergência.
e) determinar a utilização, pelo trabalhador, EPI, conforme NR8.

RESPOSTA : LETRA A
a) promover a realização de atividade de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
b) registrar, mensalmente, os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade.
c) manter permanente relacionamento de supervisão e comando em relação a CIPA, além de treiná-la, conforme NR05. ( cinco que se refere a CIPA) e não 6)
d) as atividades dos profissionais integrante do SESMT são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado (proibido) o atendimento de emergência , quando se torna necessário.
e) determinar a utilização, pelo trabalhador, EPI, conforme NR6 ( seis que se refere a EPI) e não oito)


26) NR 16 regulamenta as atividades e operações perigosas e, em seu escopo, determina que:
I- são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos á ação de agentes exteriores, tais como: calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos;
II- são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos á degradação química ou autocatalítica;
III- é obrigatório as empresas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com objetivo de caracterizar e classificar, ou determinar atividades perigosa;
IV- as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos não serão consideradas para efeito desta Norma.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

a) I e II
b) I e III
c) III e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV

RESPOSTA : LETRA D
NR16
16.3. É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.

27) O histórico técnico e administrativo dos desenvolvimento dos PPRA deve ter seus registros de dados mantidos pelo empregador ou instituição por um período mínimo de :
a) 20 anos
b) 15 anos
c) 10 anos
d) 07 anos
e) 05 anos

RESPOSTA : LETRA A
NR09
9.3.8.2 os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.



28) De acordo com a NR 17 , nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, como escritórios, laboratórios, salas de controles, como salas de desenvolvimento de projetos, é recomendada, dentre a seguinte condição de conforto:
a) umidade relativa do ar inferior a 40%
b) velocidade do ar não inferior a 0,75m/s
c) índice de temperatura efetiva entre 24°C e 27°C
d)iluminação geral uniformemente variável e cíclica
e) níveis de ruído conforme o estabelecido na NBR 10.152

RESPOSTA : LETRA E
a) umidade relativa do ar não inferior a 40%
b) velocidade do ar não superior a 0,75m/s
c) índice de temperatura efetiva entre 20°C e 23°C
d) iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.


29) A Portaria n°3,275, de 21/09/1989, define as atividades do Técnico de Segurança do Trabalho, entre elas as de ....
a) projetar sistemas de proteção contra incêndios e coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento
b) elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalação equipamentos
c) informar aos trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização
d)estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seis pontos de riscos e projetando dispositivos de segurança
e) supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho

RESPOSTA : C
VER PORTARIA 3.275

Art. 1º - As atividades do Técnico de Segurança do Trabalho são as seguintes: 
I - informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos exigentes nos 
ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização; 
II - informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de 
eliminação e neutralização; 
III - analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de 
acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos 
ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle; 
IV - executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultantes 
alcançados, adequando-os estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma 
planificação, beneficiando o trabalhador; 
V - executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do 
trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando 
seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos estabelecendo procedimentos a 
serem seguidos; 
VI - promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos 
e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de 
segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes do trabalho, doenças 
profissionais e do trabalho; 
VII - executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, aplicação, 
reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas  à observância das medidas de segurança e higiene do 
trabalho, inclusive por terceiros; 
VIII - encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, 
dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de 
divulgação para conhecimento e auto-desenvolvimento do trabalhador; 
IX - indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção  contra incêndio, recursos 
audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação 
vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho; 
X - cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e 
destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para 
a vida; 
XI - orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos 
procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de 
prestação de serviço; 
XII - executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e 
técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle 
ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para 
preservar a integridade física e mental dos trabalhadores; 
XIII - levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças 
profissionais e do trabalho, calcular a freqüência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção 
coletiva e individual; 
XIV - articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos humanos, 
fornecendo-lhes resultados de levantamento técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a 
adoção de medidas de prevenção a nível de pessoal; 
XV - informar os trabalhadores e o empregador sobre as atividades insalubre, perigosas e 
penosas existentes na empresa, seus riscos específicos, bem como as medidas e alternativas de eliminação 
ou neutralização dos mesmos; 
XVI - avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o 
planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador; 
XVII - articula-se e colaborar com os órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes 
do trabalho, doenças profissionais e do trabalho;


30) O artigo n°158 CLT determina que cabe aos empregados
a) comprar os equipamentos de proteção individual
b) observar as normas de segurança e medicina no trabalho
c) impor as penalidades cabíveis por descumprimento das normas
d) adotar as medidas de lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente
e) promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho.

RESPOSTA : LETRA B
as demais cabe ao empregador.

Fiz os comentários as respostas da melhor forma que encontrei caso algum colega tenha , alguma sugestão, que seja mais esclarecedor, como fonte de estudos, e consulta, por favor meu email kaschutz@hotmail.com
obrigada

Autor: Karini Schutz























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