sexta-feira, 14 de março de 2014

Questões de prova concurso- respostas comentadas III

Conhecimentos Específicos

1) O acidente do trabalho, que ocorre quando no desenvolvimento laboral na própria empresa ou a serviço desta, é classificado como acidente:
a) in itinere comum
b) típico
c) de trajeto
d) por extensão
e) por dano sofrido

RESPOSTA LETRA : B

Os acidentes de trabalho dividem-se em: 
Acidentes típicos: são aqueles que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando esta prestando algum serviço , ou beneficio ao empregador 
Acidentes de trajeto: São aqueles que ocorrem com o trabalhador no percurso de casa para o trabalho ou vice-versa. 

Doenças ocupacionais: São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.

2) Segundo a Norma regulamentadora 10- Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, a carga horária mínima treinamento básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade, a que os trabalhadores autorizados devem obrigatoriamente participar é , em horas:
a)32
b)24
c)40
d)16
e)08.

RESPOSTA LETRA: C
A NR10 definiu que só podem exercer atividades com eletricidade os trabalhadores qualificados, ou capacitados e os profissionais habilitados, após um treinamento obrigatório e com anuência formal da empresa. 
O anexo II na NR10 determina que são obrigatórios para todos os profissionais com trabalhos em eletricidade os seguintes treinamentos: 
·         Curso Básico - Segurança em instalações e serviços com eletricidade, com carga horária de 40 horas, para todos os trabalhadores;
·         Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com carga horária de 40 horas, para os profissionais que exercem atividades no Sistema Elétrico de Potência ou em suas proximidades.
Todos os trabalhadores devem passar por um treinamento de reciclagem bienalmente. 

3) A CIPA - terá por atribuição:
I- Colaborar no desenvolvimento e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e de outros programas relacionados á gestão da qualidade de trabalho.
II- Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da analise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.
III- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação corretiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
Esta correto o que consta em:
a) I, apenas
b) I,II,III
c) II e III apenas
d) II, apenas
e) I e III , apenas .

RESPOSTA LETRA : D

5.16 i). Colaborar no desenvolvimento e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e PC de outros programas relacionados á segurança e saude no trabalho.
5.16 b)  Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação PREVENTIVA na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

4) Segundo NR 8 - Edificação, a repeito da circulação
a) as aberturas nos pisos e nas paredes com áreas maiores que 3,00m², devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos.
b) os pisos dos locais de trabalho, que apresentarem saliências e depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais, devem ser sinalizados
c) os pisos, as escadas e rampas devem oferecer resistência de 10Mpa, desde que utilizados nas categorias paras as quias edificação se destina.
d) nos pisos, escadas e rampas, corredores e passsagens dos locais de trabalho, devem ser instaladas luzes de indicação.
e) as rampas e as escadas fixas de qualquer tipo devem ser constrídas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação.

RESPOSTA LETRA : E
8.3.2- indiferente da area de abertura deve ser protegido para evitar queda de pessoas e objetos
8.3.1- os pisos dos locais de trabalho nao devem apresentar saliencias que prejudiquem o  trabalho.

5) Considere medidas que:
I. previnam a liberação ou disseminação dos agentes prejudiciais á saúde no ambiente de trabalho.
II. eliminam ou reduzam a utlilização ou a formação dos agentes prejuciais a sáude.
III. reduzam os níveis ou concentração dos agentes prejudiciais á saude no ambiente de trabalho.


Tendo em vista as medidas apresentandas em I, II, III e as etapas de estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva, no ambito do PPRA, a ordem a ser adotada é:

a) I,II,III
b) I,III,II
c) II,III,I
d) II,I,III
e) III,II,I
RESPOSTA LETRA : D
De acordo com o item 9.3.5.2
O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer a seguinte hierarquia:
* medidas que eliminam ou reduzam......
* medidas que previnam a liberação......
* medidas que reduzam os niveis ..... 

6) São parte do PPRA, entre outras , as seguintes etapas:
a) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação/controle e registro com divulgação dos dados.
b) reconhecimento e correção dos riscos e verificação da exposição a agentes determinantes.
c) implantação de medidas corretivas e avaliação dos controle de danos.
d) avaliação das causas de afastamento dos trabalhadores e registro das atividades de cada funcionário
e) monitoramento dos dados e controle das atividades realizadas durante a carga horária de trabalho.
RESPOSTA LETRA : A
 item 9.3.1 
a)  estabelecimento de prioridades e metas de avaliação/controle e registro com divulgação dos dados.
b) antecipação e reconhecimento os riscos
c) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficacia 
d) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores
e) monitoramento da exposição aos riscos

7) No que se refere a segurança e instalações elétricas  energizadas considere:
I. as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 111 Volts em corrente alternada ou superior a 220 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores treinados.
II. Verificações prévias na implementação de inovações tecnológicas ou em novas instalações elétricas, devem ser realizadas, necessariamente, com os circuitos energizados.
III. O responsável pela execução dos serviço deve suspender as atividades quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível.
Está correto o que consta em :
a) I apenas, 
b) III apenas
c) II e III apenas
d) I e II apenas
e) I,II, III
RESPOSTA LETRA : B
as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores treinados.item 10.6.1
Verificações prévias na implementação de inovações tecnológicas ou em novas instalações elétricas, devem ser realizadas, necessariamente, com os circuitos DESERGENIZADOS  item 10.6.5

8) No estudo das condições térmicas de um ambiente de trabalho para a avaliação de "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo " - IBUTG, as variáveis necessárias, para este cálculo são:
a) temperatura do ara ou de bulbo úmido, velocidade do ar, pressão atmosférica e quantidade de calor do ambiente 
b) pressão  atmosférica, umidade do ar e velocidade do ar
c) temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido natural e temperatura de globo
d) umidade do ar, velocidade do ar, calor radiante e pressão atmosférica
e) convenção do calor, evaporação do vapor de água e tipo de atividade do trabalhador.

RESPOSTA LETRA : C

9) De acordo com a NR15- Atividades e Operações Insalubres- Anexo 1 -Ruídos Contínuos e Intermitentes, em local com nível de ruído igual a 105 decibéis, a máxima exposição diária permissível para uma pessoa é . em minutos:
a) 60
b) 15
c) 20
d) 30
e) 10

RESPOSTA LETRA : D


10) Segundo Norma Regulamentadora 15- Atividades e Operações Insalubres, os trabalhos e operações em contato permanente com pacientes ou com material infecto-contagiante , em enfermarias e ambulátorios é considerado:

a) periculosidade de grau máximo
b) insalubridade de grau médio
c) insalubridade de grau minimo
d) insalubridade de grau maximo
e) periculosidade de grau médio.

RESPOSTA LETRA : B

11) Sobre a NR 17 - Ergonomia, considere:

I . Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a disposição da carga

II. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.

III. O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.

Está correto o que consta em :
a) I, II apenas, 
b) II e III apenas
c) I e III apenas
d) II apenas
e) I,II, III

RESPOSTA LETRA : E
NR17
item 17.2.1.1 Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a disposição da carga
item 17.2.1.2 Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas
item 17.2.6 O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
  















Nenhum comentário:

Postar um comentário